Quem Somos

A Ordem Franciscana Secular (OFS) é uma ordem reconhecida como tal pela Igreja, com forma de vida, chamada Regra, e estatutos aprovados pela Santa Sé. Como tal, ela é acolhida e aceite pela Igreja em todo o mundo.

A OFS é constituída por Fraternidades abertas a todos os cristãos seculares. Nelas há lugar para todos porque se procura viver segundo o Santo Evangelho. O projeto de vida de todo o cristão e especialmente de todo franciscano secular é o seguimento da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme os ensinamentos que nos foram revelados através do Santo Evangelho. Por isso, «A Regra e a vida dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro de sua vida com Deus e para com os homens» (Rofs 4; 1Cel, 18, 115). Pretende-se que consigamos ser exemplo de vida evangélica no seio da nossa comunidade secular, levando “o Evangelho para a Vida e a Vida para o Evangelho”.

A OFS articula-se em Fraternidades de vários níveis: local, regional, nacional e internacional, sempre coordenadas e ligadas entre si de forma uníssono e fraternal.

Para os jovens os Franciscanos Seculares propõem a JUFRA (Juventude Franciscana) - Fraternidade dos Jovens que se sentem chamados pelo Espírito Santo a fazer a experiência da vida cristã à luz da mensagem de São Francisco de Assis, dentro da Família Franciscana. Em virtude da sua condição secular, os jovens vivem a sua vocação no âmbito da Ordem Franciscana Secular (OFS), de que a JUFRA é parte integrante e com a qual se relaciona em espírito de comunhão vital e recíproca.

Conselho Executivo Nacional

 

 

O Conselho Executivo Nacional tem como principal missão animar a vida da fraternidade nacional dinamizando atividades e apoiando o trabalho dos conselhos e fraternidades de nível inferior.

 

Para o triénio 2015/2018 o CEN tem a seguinte composição:

  • Ministro Nacional e Conselheiro Internacional: Rui Jorge Silva
  • Vice-Ministro e Conselheiro Internacional substituto: Pedro Coelho
  • Secretária: Rosário Santos
  • Tesoureira: Rosa Araújo
  • Responsável da Formação: Carlos Miranda Ferreira
  • Conselheiros: Ana Catarina Santos e Ana Vale